domingo, 3 de janeiro de 2016

Pós-Parto: o tal do puerpério

Pós-Parto: o tal do puerpério

Pessoal, Como sabem, o Antônio nasceu com muita saúde graças a Deus dia 15/Dezembro de parto cesária. Foram até agora 18 dias muito intensos de muito trabalho e muito amor. Cada dia uma descoberta, um carinho, um olhar, um sorriso… um regurgito inesperado, a queda do umbigo, uma dor intensa a aguda de cólica… choros sem sabermos ao certo qual motivo. Cada sorrisinho dele (mesmo que ainda involuntário) paga cada segundo investido pra cuidar dele, cada fralda trocada, cada fralda que vazou na madrugada e molhou ele todo de xixi… A maternidade é de fato algo inexplicável. Algo que só vivendo pra saber e entender a quantidade de amor que se troca nesse período, nesses primeiros dias de vida do serzinho que até ontem não existia na sua vida e que chega com tanta intensidade que você simplesmente se esquece de como era sua vida sem ele. Meio louco isso né? Mas eu realmente não sei o que foi de mim nos últimos 32 anos sem ele. Não me imagino mais… Meu marido e eu comentamos esses dias que já não conseguimos entender como era o casamento antes dele, porque ele é tão importante e tomou um espaço tão grande que a gente se sente vazio só de pensar que ele não estava com a gente.

Li muito sobre o tal “puerpério” antes do Antônio nascer e confesso que estava apreensiva e com medo de ser uma catástrofe e só chorar e desesperar… se tem alguém aí como eu, fiquem calmas, nem tudo está perdido. Esses primeiros dias de vida dele estão mágicos e mesmo com tanta novidade e coisas que a gente pensa “e agora, o que fazer?”…. a gente se vira e faz com que de fato seja a melhor fase da sua vida! Então nem tudo é esse horror que pintam por aí, e o mais importante: VOCÊ que vai fazer essa fase ser boa ou ruim tá?! Apenas VOCÊ!!!! Hoje resolvi fazer este post pra compartilhar com vocês algumas coisinhas que já aprendi nesses 18 dias e que acho que pode ajudar as futuras mamães nessa fase que tudo é novidade. Vamos lá?

1- A escolha da maternidade

A gente perde tanto tempo pensando qual melhor maternidade teremos o baby, se ela será adequada suficiente pro nosso parto, se isso, se aquilo… esses dias a Camila do Blog Say I Do postou um textinho sobre Nossa Senhora que me fez me sentir uma ridícula e fútil por ter ficado tantos dias (meses eu diria) pra escolher entre a Pro Matre ou Einstein pra ter o baby. Leiam (deixei grifado a parte que quero que leiam):

Então assim a escolha da maternidade claro que é super importante mas vamos dar as devidas proporções pra cada coisa… você vai ter seu bebê saudável seja em casa (muitas mulheres optam por isso), no SUS, no Einstein, na banheira… é pra ser e ponto final. A única dica que daria aqui é: se você está na dúvida da escolha final, ouça seu médico e faça onde ele recomendar. Eles tem sempre abertura em alguns hospitais mais do que em outros e isso faz toda a diferença.

2- Enfermeiras da maternidade

Seu baby nasceu lindo e você tem alguns dias de maternidade (normalmente 2 ou 3 dias)… eu fiquei 3 dias na maternidade pós-parto e a ajuda das enfermeiras foi simplesmente essencial pra mim. Principalmente na hora da amamentação que ninguém nasce sabendo amamentar: isso é FATO! E elas tem toda uma técnica e um jeito especial pra ajudar nessas horas, principalmente na hora do bebê pegar seu peito que no começo é complicadinho mesmo. Então não hesitem em chamar elas pra ajudar vocês em toda mamada… no começo tava meio assim de chamar e elas mesmo falavam: “chegou a hora de amamentar chama a gente que ajudamos você”. E fiz isso durante 3 dias seguidos a cada 3 horas. Foi essencial. Então abusem dessa ajuda, ela fará a diferença na hora que chegarem em casa sozinha você e o baby.

3 – Amamentação e fórmulas/complementos: o TABU 

Existe todo um tabu em volta deste tema que me dá um pouco de preguiça. Eu sempre fui muito light com relação a este tema, acho que é até por isso que as coisas estão fluindo com naturalidade comigo. O segredo é não panicar mulherada. O leite vai descer, primeiro desce o colostro depois o leite. Não desceu? Gente não panica, hoje existem fórmulas perfeitas e tão boas quanto o leite materno que irão ajudá-las até que seu leite estabilize… ou até mesmo para quem não tem leite ajudam pra sempre. Eu vou compartilhar com vocês o que vivi nos meus primeiros dias de bebê em casa e sem leite: cheguei em casa da maternidade numa sexta-feira. Tudo certo até domingo de madrugada… pós mamada das 2h da manhã acho meu bebê não parava de chorar e abocanhar tudo que vinha pela frente. Tentei loucamente dar mais peito pra ele, ambos os peitos, umas 20 vezes cada… e eles estava nervoso demais, dava pra perceber que era FOME! Peguei minha bomba de leite pra ver se saia algo e nada… enfim, tentei de tudo! Eu tinha 2 opções: PANICAR junto com ele e deixar ele chorando até o dia seguinte (pelo menos umas 6hrs) até eu conseguir ligar pro pediatra que eu nunca tinha ido ainda e que tinha consulta marcada na terça… ou podia RESOLVER O PROBLEMA do jeito que achei certo junto com meu marido. Meu marido foi até uma farmácia 24hrs e comprou uma fórmula. Lemos muito na bula e em sites pra ver direitinho quanto dar e demos. Por conta própria, sem receita e sem médico. E o que aconteceu? Ele tomou tudo… e dormiu profundamente até o dia seguinte. Depois fui no pediatra e contei tudo que tinha acontecido e ele disse: “você tomou a decisão certa”… então gente, vale o bom senso. Eu quero amamentar leite materno? Sim, tenho gosto e nada explica o que é o momento mãe e filho durante a amamentação, de longe uma das melhores coisas da vida. Mas não deu? Não tá suficiente? CALMA, não panica e vamos resolver!!!! Agora estou complementando as mamadas… faço mamada sim mamada não com um pouco de fórmula. Sempre dando peito + fórmula. E vou contar pra vocês: quem diz que depois que baby pega a mamadeira larga o peito tá mentindo… ele não só pega o peito ainda como comecei a produzir mais leite, mais e mais a cada dia! E acho que em breve conseguirei voltar a dar apenas leite materno. Então mamães: se ajudem!!!!

4 – Descanso

Mamães PRECISAM descansar pra dar conta de cuidar dos bebês de forma produtiva. Não adianta você estar exausta e acabada pois a cada choro inesperado (e são vários) você vai estar tão mas tão cansada que vai se desesperar junto com o bebê. Quantas vezes não ouvimos que algumas mães choram junto com seus filhos?! Então uma coisa que meu pediatra disse: meu filho precisa estar bem, mas pra isso acontecer é essencial que EU esteja bem. Que EU esteja descansada. Então seu bebê dormiu entre uma mamada e outra? Durma também… ele não vai sufocar, enfartar, morrer asfixiado… relaxem e durmam. Marquem uma massagem gostosa… façam coisas pra você também! Eu fui neste fim de semana fazer mão e pé e a manicure disse: “nossa tem mães que somem do cabeleireiro por 3 meses, até 6 meses após o nascimento dos filhos”. SEU FILHO NASCEU E ELE PRECISA SE ADAPTAR A SUA ROTINA, E NÃO VOCÊ À DELE TÁ? Sério, tornem as coisas LIGHTS, assim sua vida será light e seu bebê será light. Claro tem contratempos? Muitos… essa noite mesmo o Antônio acordou do nada 6h da manhã (1 hr após mamar) e começou a chorar em desespero… novamente: eu podia ou panicar e chorar com ele deixando ele mais nervoso ainda, ou podia “chutar” que estava com cólica  acalmar ele até a coleguinha passar. O choro demora pra passar? Demora, nesse caso foi quase 1 hr sem, parar… mas passou! E ele dormiu. E eu dormi…

5- Tranqüilidade 

Uma coisa que muitas pessoas tem me dito é: “Clau como você está calma, a maternidade te mudou”… e eu acho que mudou mesmo. Quem me conhece sabe que eu sou extremamente ESTRESSADA, pilhada, não paro um segundo se quer, faço 40 coisas ao mesmo tempo… trabalho se deixar até de madrugada seja na agência, no blog, na minha lojinha de enxoval de bebês… e se sobrar 5 minutos eu ainda assisto mil programas de TV, séries e ainda sobra tempo pra cozinhar e inventar qualquer coisa que ocupe meu tempo. Com a chegada do Antônio confesso que estava com medo de panicar e ficar muito nervosa a cada choro inesperado ou coisa inesperada que acontecesse. E não é que estou o oposto? Calma! E acho que isso está passando tranquilidade pro pequeno. Então minha dica aqui é: acalmem-se! Mesmo o maior choro ou problema do mundo vai se resolver e se você ficar tranquila seu bebê vai sentir e garanto que isso vai ajudar a passar tudo mais rápido. E entenda rápido como: às vezes demora horas mesmo, mas PASSA! Pensem nisso sempre que ele começar a chorar desesperado por algo… PASSA!

6- As cólicas

Tem neném que tem cólica e outros que não… o meu tem, todo final do dia ele começa a chorar desesperado de dorzinha. O que fazer: - não desesperar (primeiro e mais importante, lembrem que vai passar) - fazer massagem com as perninhas: igual uma bicicletinha - colocar bolsinha de água quente ou de ervinhas quente - remedinho: meu médico me receitou um antigases que uso a cada 8hrs. Como ele não era na corrente sanguínea posso usar sempre e estou usando. Até tentei parar após 2 dias de uso mas a cólica veio bem forte então resolvi usar todos os dias. E ajuda MUITO… as cólicas que antes duravam até 2 hrs, agora duram de 5 minutos até uns 30 no máximo.

7- Luz do dia e barulhos

Seus babies precisam de luz de dia, barulho, sons de casa de aspirador, de TV, de música. Durante o dia o Antônio fica comigo na sala com TV ligada, pessoas falando em tom normal… aspirador, limpeza de casa… luz do dia na cara… é assim que é!!! Não escondam ele numa bolha com tudo silencioso e escuro. O bebê precisa começar desde cedo a entender que dia é dia, e noite é hora de dormir e ficar quietinho. Até agora está super ajudando pois ele dorme praticamente toda noite sem interrupção (acorda pra mamar só)… claro que tudo pode mudar ehehehe mas por enquanto tem super ajudado. Então continuem suas rotinas, seus trabalhos, ouvindo suas músicas… coloquem ele na rotina de vocÊs. Agora por exemplo estou escrevendo este post com ele do meu lado no carrinho e ouvindo música. O que ele ta fazendo? Dormindo, mesmo com todo esse barulho!!

Bom acho que pra 18 dias tá bom de aprendizados né?! Hehehe espero que tenha conseguido compartilhar com vocÊs e dar algumas dicas… sei que essa fase é lotada de dicas de todos os lados, mas uma diquinha a mais do blog pode ajudar vocês principalmente pois estou vivendo isso em tempo real Em breve volto com mais histórias pra contar!!!!

Bjs,


Você também pode gostar de:

Ladrilhos Hidráulicos: personalidade para a sua casa!Dica para vender seu apartamento ou casa!Sorteio Porta Condimentos
Pessoal, Como sabem, o Antônio nasceu com muita saúde graças a Deus dia 15/Dezembro de parto cesária. Foram até agora 18 dias muito intensos de muito trabalho e muito amor. Cada dia uma descoberta, um carinho, um olhar, um sorriso… um regurgito inesperado, a queda do umbigo, uma dor intensa a aguda de cólica… choros […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Enfim Casada
Autor: Enfim Casada
Publicado em: 03 Jan 2016 13:08:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário