terça-feira, 9 de setembro de 2014

Calculadora de transporte

Calculadora de transporte

Pessoal, Vou mudar para o lado do meu escritório, o que é motivo de muita felicidade para quem mora em SP. Meu marido e eu estamos vendo de ficar com um carro só e usar outro tipo de transporte, acho que vou a pé ou até de bicicleta…. Vale a pena? Será que você está fazendo a opção certa? Carro, bicicleta, moto ou transporte público, achei uma ferramenta que faz todos os cálculos para você ter certeza que está usando a melhor opção sem pesar muito no bolso.

Clicando aqui para ter acesso a esta ferramenta do página do Estadão, você tem a opção de escolher qual a quilometragem percorrida por dia,levando em consideração a distância percorrida em dado percurso (ida ou volta) e o número de usuários. Os custos são referentes à cidade de São Paulo e foram levantados de acordo com o valor do quilômetro rodado ou da tarifa de transporte público. O levantamento teve por objetivo demonstrar uma ideia geral da realidade dos gastos com transportes e, por essa razão, foram utilizadas premissas de cálculo e parâmetros genéricos de análise.

Apesar de ser para SP, acho que dá uma idéia boa de qual opção seguir.

Premissas de cálculo:

Para os carros, foram considerados os seguintes itens no cálculo do custo por quilômetro rodado: depreciação, pneu, óleo, filtros, seguro, DPVAT, IPVA, combustível e Controlar. Já o cálculo das motos leva em conta, além dos fatores já citados, vela, bateria e pastilha. No caso das bicicletas, foi contemplada apenas a depreciação. Para os táxis, as taxas são de veículos comuns, incluindo a bandeirada. O gasto com ônibus, metrô e trem é relativo à tarifa única ou integração, sem considerar a opção do Bilhete Único Mensal.

Observações:

Não foram considerados os custos de compra do carro, moto ou bicicleta, tampouco os gastos com estacionamento. Também não foi analisado o fator trânsito e horários de pico, devido à impossibilidade de se prever o tráfego na cidade, fator que tem influência nas tarifas de táxi e nos gastos com combustível. O levantamento foca exclusivamente na questão econômica, sem considerar variáveis como conforto, tempo, segurança e sustentabilidade.

Estou feliz de não passar horas no transito e, ainda por cima, caminhar logo cedo para o trabalho. Além disso, economizo dinheiro e ajudo o transito de SP! Beijos,
Você também pode gostar de:Para Sempre: leitora Érica e BrunoSuflê de polenta com ShimejiHoje é dia de falar de CASAMENTO!
Pessoal, Vou mudar para o lado do meu escritório, o que é motivo de muita felicidade para quem mora em SP. Meu marido e eu estamos vendo de ficar com um carro só e usar outro tipo de transporte, acho que vou a pé ou até de bicicleta…. Vale a pena? Será que você está […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Nossas Contas
Autor: Enfim Casada
Publicado em: 09 Sep 2014 10:00:26
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário