segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Utensílios que não podem faltar na sua cozinha

Utensílios que não podem faltar na sua cozinha




Pessoal, Vocês ainda têm dúvida sobre quais os utensílios básicos para se ter na cozinha? Para que serve cada um deles? Então vou dar uma dica dos que não podem faltar na cozinha e a utilidade de cada um deles. Este post vai ajudar as noivinhas que acompanham o Enfim Casada e que estão enlouquecidas sem saber o que incluir na listinha de presentes de chá bar/chá de cozinha/casamento… ou as que estão indo morar sozinhas e não sabem nem por onde começar na hora de comprar itens para a cozinha!

Como são muitos, dividi este texto em duas partes. Em breve colocarei outro post com outros itens indispensáveis na cozinha de vocês. Vamos lá!!!

Fouet

O Fouet, mais conhecido como “batedor de claras” é um importante utensílio para cozinhar e deve ser usado em uma das etapas da elaboração de massas, merengues, pães, mousses etc. Ele é ótimo para bater claras e a mistura em outros ingredientes.

Copos de Medida

Sabe aquelas receitas que vem em “ML” ou “OZ” e você não tem idéia de quanto usar de quantidade? Estes copos são ótimos, pois facilitam muito na hora de cozinhar e as medidas ficam corretas para a receita sair como o previsto.

Tábuas

Ao contrário do que muitos acreditam, a tábua não pode ser de madeira, pois as de madeira retém bactérias dos alimentos que já foram cortados nela. E mesmo lavando bem, essas bactérias permanecem na tábua. Em outro post falamos desta tábua de plástico (se não leu, clique AQUI), que vem uma para cada tipo de alimento: frango, carne vermelha, peixe e legumes em geral. Elas são ótimas e não pegam o gosto dos alimentos. Além de serem super fáceis na hora de lavar e ficam sem nenhum resíduo ou bactérias!

Mandoline

A mandoline é usado para cortar legumes, frutas, além de facilitar muito na preparação de pratos que demandam fatias finas (ex. chips de batata). Além de finas fatias, deixam a preparação parecendo de restaurante!

Luvas

As luvas são essenciais na cozinha. Elas são um item de segurança e que vocês devem tomar cuidado ao comprar, pois muitas não seguram o calor e vocês podem acabar se queimando. Para não ter erro, é melhor comprar de alguma marca conhecida.

Panelas

Se a panela não for boa vai grudar todo o alimento nela ou até mesmo pode sair o material no alimento e mudar o gosto da comida. Aconselho que tenham um bom jogo de panelas, de boa procedência, assim você não corre o risco e fazer feio num jantar de amigos! Recomendo as da Tramontina, que não tem erro. São ótimas, tem de todos os tipos de preço e duram muitos anos. Para quem possa interessar, a Tramontina tem uma loja online que vive tendo milhares de promoções ótimas. Para conhecerem, cliquem AQUI. Estas da foto abaixo são da Le Creuset, excelentes também, porém mais carinhas… vale para irem comprando uma por vez e de vez em quando (o pedir pro marido de presente hehe), pois elas são demais para cozinhar!!!!

Peneira

Peneira serve para MUITA coisa! Desde passar um ovo nela para tirar cascas e a pelinha do ovo, até peneirar algum líquido, carne etc. Sugiro que tenham 2: uma grande e uma pequena.

Formas

São essenciais para aquelas que gostam de preparar soufflés, tortas, quiches etc. Apesar de não ser um utensílio do dia a dia, elas são baratinhas então é sempre bom terem algumas guardadas… um dia vocês irão precisar!

Assadeira

Vocês sabiam que assadeira ruim entorta? Pois então tenham um bom jogo de assadeiras que vai durar para o resto da vida. Tem várias marcar, preços e tamanhos, minha sugestão é que tenha pelo menos duas! Assim como as panelas da Tramontina, esta marca tem assadeiras excelentes. Vale a pena conhecer.

Tesoura

Esta tesoura é para cortar frango e desossar outras carnes que vem com osso. Ela é ótima e você só vai saber que precisa dela quando for cortar um frango com outra tesoura e o frango voar pela cozinha! Hehehe…

Batedeira

Batedeira tem que ser planetária, ou seja, que seja capaz de bater a mistura por completo. Sou muito fã da minha Kitchen Aid, mas tem outras diversas marcas ótimas também e mais em conta (como ex. Arno). Se forem comprar Kitchen Aid, recomendo comprar fora do país, pois aqui ela é muito cara!

Espátulas

Além de serem decorativas na sua cozinha, as espátulas são ótimas e você usará em praticamente em toda preparação de receitas. Tente comprar as de boa qualidade, senão elas derreterão na panela! Minha sugestão: as de silicone!!! A Tramontina também vende este tipo de espátulas e tem precinho super em conta…
Gostaram? Qualquer dúvida ou sugestão me avisem. Se precisarem de dicas de marcas e onde comprar determinado item me falem também que posso ajudá-las. Beijos,

Pessoal, Vocês ainda têm dúvida sobre quais os utensílios básicos para se ter na cozinha? Para que serve cada um deles? Então vou dar uma dica dos que não podem faltar na cozinha e a utilidade de cada um deles. Este post vai ajudar as noivinhas que acompanham o Enfim Casada e que estão enlouquecidas […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Nossa Casa
Autor: Enfim Casada
Publicado em: 07 Aug 2014 09:00:03
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário