terça-feira, 28 de outubro de 2014

10 mitos e verdades sobre eletrodomésticos – Parte 1

10 mitos e verdades sobre eletrodomésticos – Parte 1

Pessoal, Vou me mudar e a dúvida está sobre os cuidados com meus eletrodomésticos. Minha mãe falou que não se pode desligar a geladeira senão ela estraga, fui pesquisar e achei esta matéria muito interessante que responde algumas dúvidas básicas do dia a dia. Será que é verdade? GELADEIRA: 5- Posso encostar a geladeira nos móveis ou na parede da cozinha? NÃO. É necessário deixar espaço ao redor da máquina para a dissipação do calor. Tanto atrás com lateralmente, o espaço mínimo recomendado de distância da parede ou de outros móveis é de 35 cm.

2- Faz mal abrir a geladeira várias vezes ao dia? SIM. Quando você abre a geladeira, o ar frio sai e entra calor. Como ela deve manter seu interior gelado, precisa trabalhar mais para esfriar o ar que entrou. Quanto mais vezes isso for feito, ou quanto mais ar quente entra (dependendo do período em que a porta fica aberta), mais cara fica a conta de energia. 3- É verdade que ovos guardados na porta do refrigerador estão sujeitos à salmonela? NÃO. A não ser que a casca do ovo tenha alguma trinca ou furo, mesmo com a variação (que é bem pequena) de temperatura pela abertura da porta, os germes não conseguem penetrar a casca. 4- Guardar alimentos quentes na geladeira estraga o eletrodoméstico? SIM. Se por um lado, para manter o interior do aparelho frio, ele vai sobrecarregar o compressor, consumindo mais energia, por outro, a vasilha quente trocará calor com outras vasilhas internamente, alterando o estado de conservação de outros alimentos. 5- Posso secar roupas atrás da geladeira? NÃO. As grades de trás da geladeira são dutos por onde passa o fluido que tira o calor de dentro do eletrodoméstico e o dissipa no ar, por isso elas esquentam. Quando você coloca roupas úmidas sobre esses dutos, está dificultando a dissipação do calor, o que diminui a capacidade de resfriamento e causa desgaste no refrigerador, diminuindo a vida útil do compressor (o motor) e aumentando a conta de energia.

6- Há algum risco em ligar a geladeira logo após o seu transporte? SIM. O motor do aparelho possui uma pequena quantidade de óleo lubrificante para garantir o funcionamento e, quando o aparelho é inclinado, esse óleo se movimenta, podendo obstruir os dutos de gás refrigerante, o que gera um desgaste grande e possivelmente irreparável na geladeira. A não ser que ela tenha sido transportada em posição vertical (por todo o período), recomenda-se esperar duas horas antes de ligá-la novamente. 7- Acelerar o degelo do congelador com o secador de cabelos é perigoso? NÃO se você tomar os devidos cuidados. Se o piso estiver molhado, use sapatos com sola de borracha e evite direcionar o ar quente para os alimentos no freezer, pois isso pode alterar seu estado de conservação. FOGÃO, FORNO E COOKTOP 8- É verdade que o inox não enferruja nunca? NÃO. Ele é muito mais resistente que outros metais, mas é sensível, por exemplo, a produtos com cloro (como alvejantes e água sanitária). Alguns utensílios e eletrodomésticos da cozinha possuem um verniz sobre o inox e esse verniz é sensível a saponáceos, amoníacos, solventes, álcool e desengordurantes em geral. Recomenda-se que tanto água como qualquer produto usado em aparelhos de inox sejam cuidadosamente secos.

9- É perigoso deixar o queimador do cooktop aceso sem a panela sobre ele? SIM. As panelas absorvem parte do calor gerado nas chapas metálicas que formam o cooktop. Se isso não acontecer, o calor pode danificar o revestimento desses espalhadores de calor. 10- O forno autolimpante não deve ser limpo? NÃO. A função “autolimpante” (um esmalte especial que reveste o interior do forno) garante apenas que a limpeza seja mais prática, sem a necessidade de esfregar. Outros dúvidas dos demais eletrodomésticos em breve aqui no Blog! Beijos
Você também pode gostar de:Que carne eu devo comprar???Mimos de decoração Guia de Nova Iorque: dicas e muito mais
Pessoal, Vou me mudar e a dúvida está sobre os cuidados com meus eletrodomésticos. Minha mãe falou que não se pode desligar a geladeira senão ela estraga, fui pesquisar e achei esta matéria muito interessante que responde algumas dúvidas básicas do dia a dia. Será que é verdade? GELADEIRA: 5- Posso encostar a geladeira nos móveis […]

Fonte: Enfim Casada
Categoria: Casa em ordem
Autor: Enfim Casada
Publicado em: 16 Oct 2014 10:00:30
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário