quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A alimentação para praticantes de esporte

A alimentação para praticantes de esporte
Esporte e alimentação.
Volta e meia me perguntam sobre os melhores alimentos para os praticantes de atividades físicas, e aí me vem a vontade de escrever sobre o assunto, mesmo não sendo um especialista da área. Alguns conceitos iniciais são importantes. O governo norte-americano criou uma tabela de recomendações nutricionais para cada nutriente. Elas são chamadas de RDAs ( Recommeded Dietary Allowances). Além de serem adotadas nos EUA também são usadas no Brasil e em muitos outros países. Isso orienta os especialistas para melhor lidarem com seus atletas ou pacientes.

E necessário atingir diariamente os RDAs para que possamos regular os processos metabólicos e o fornecimento de energia. Como não é o caso aqui de mostrar nenhuma tabela de alimentos, fica mais fácil recordar o funcionamento da pirâmide alimentar. Esse modelo foi criado pelo governo norte-americano exatamente para facilitar a compreensão dos grupos dos alimentos mais importantes no dia-a-dia de qualquer indivíduo, inclusive de atletas e das pessoas em regime.

Imaginando uma pirâmide, temos na base o grupo dos pães, cereais, arroz e massas, ou seja, os alimentos mais consumidos diariamente, de 6 a 11 porções. Logo acima temos uma área mais estreita da pirâmide, dividida em um grupo de frutas com duas a quatro porções e o grupo das hortaliças, de três a cinco porções.
Quase no topo temos as porções dos laticínios, leite, iogurte e queijo, com duas a três porções, e o grupo das carnes, aves, peixes, ovos, feijão e nozes, de duas a três porções. Por último, no ápice da pirâmide temos as porções das gorduras, óleos e açúcar, os alimentos que devem ser usados esporadicamente.

A pirâmide dos alimentos foi criada para fornecer todos os nutrientes recomendados pelas RDAs. Assim fica mais fácil saber se estamos nos alimentando corretamente. Basta fixar um desenho deste na geladeira de casa e orientar-se pelas porções diárias recomendadas. Troca-se o ímã das pizzarias, das entregas rápidas pelo ímã da pirâmide. Não custa seguir uma orientação consagrada mundialmente. Todo suplemento para atletas, ou mesmo qualquer regime que não siga essa orientação, está fadado ao fracasso. Recomenda-se, segundo os especialistas, diminuir ou aumentar as porções, nunca cortá-las.
P.S.: a nova pirâmide ainda é pouco conhecida, por isso não escrevi sobre ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário