quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Problemas de coração e a importância de se praticar esportes.

Problemas de coração e a importância de se praticar esportes.
Coração bandido
Os números relatados pelas revistas especializadas em coração assustam qualquer indivíduo saudável, imaginem os grupos de risco. São muitos os principais problemas do coração. As medidas de prevenção e os hábitos determinantes para uma boa saúde também são conhecidos. Os números de óbitos são alarmantes: são 300 mil pessoas que morrem no Brasil por ano devido aos descuidos com o músculo cardíaco. No mundo são 7 milhões de pessoas anualmente que deixam de viver por causa dele.

"O coração não é como simbolicamente possa parecer o centro dos sentimentos e das emoções, mas sem dúvida é o que mais sofre seus efeitos", diz uma das edições da revista publicada pela Associação Americana do Coração. Uma das causas desses problemas, segundo os estudiosos, e bem conhecida, é a hipertensão arterial, conhecida como a "assassina silenciosa", porque, em geral, quando manifesta sintomas, já é muito tarde. No Brasil, mais de 30% das mortes são provocadas pela hipertensão, um número assustador. O estresse e a tensão emocional são os grandes incentivadores desta tragédia nacional: juntos, provocam a liberação dos hormônios do medo e da agressividade, ocasionando, assim, a elevação da pressão arterial.
A revista da Associação Americana do Coração lançou algumas dicas a serem seguidas por todos, uma espécie de cartilha do bom comportamento. Agora o exercício físico deve ser praticado diariamente, inclusive aos finais de semana, por pelo menos 30 minutos. Para muitos que acreditavam que três vezes por semana eram o suficiente, tiveram um susto (ou uma taquicardia) só em imaginar que, agora, a moda do suor é diário, e a preguiça até pode aparecer, mas não prevalecer.

Sugestão para o coração: além da academia semanalmente, caminhadas de 1 hora, intervalando com corridas de alguns minutos, bastam para o coração se tomar mais saudável e menos bandido. Uma rotina como esta, de três vezes por semana, aliada a uma boa academia ou esporte de participação, são suficientes para se chegar à velhice com razão e satisfação.

Não esqueça que "os melhores médicos do mundo são o Dr. Dieta, o Dr. Tranqüilo e o Dr. Alegre." (Jonathan Swift).


Nenhum comentário:

Postar um comentário