quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Bebidas isotônicas: Beber ou não beber? Eis a questão!

Bebidas isotônicas: Beber ou não beber? Eis a questão!

Muito se fala sobre bebidas isotônicas, mas a maioria das pessoas nem sabe o que realmente é um isotônico. Esta bebida tem esse nome devido à sua osmolaridade, é igual ao plasma sanguíneo do nosso organismo. Isto é, a concentração de eletrólitos não é nem superior, nem inferior ao de nosso corpo, é exatamente igual.

Como nosso verão já é de um país tropical, transpiramos mais, pois necessitamos manter uma temperatura corporal média de 37°C, com isso perdemos mais água e também sais minerais. Atualmente existe uma moda de ingerir isotônicos, basta acompanhar o lanche das crianças na escola, a quantidade de bebidas "repositoras" de sais, substituindo até mesmo a água. Para esclarecer alguns pontos sobre essas bebidas alternativas e para não cometermos riscos para a saúde, alguns comentários se fazem necessários.




A água é o hidratante mais natural e eficiente que existe, mas quando o desgaste físico se toma muito intenso, ela sozinha não vai conseguir fazer uma reposição muito eficiente. E é aí que entram os isotônicos. Eles vão repor essa perda mais rapidamente, pois possuem uma grande concentração de sais minerais como o sódio e o potássio. Mas vale lembrar que é recomendável apenas para praticantes de atividades físicas moderada a intensa e, principalmente, de longa duração. As pessoas que têm uma atividade moderada inferior a 1 hora e 30 minutos aproximadamente, não necessita de uma bebida com essa concentração, a água vai fazer um ótimo trabalho neste caso, além de ser mais barato.

Há uma fatia da população que se exercita pouco, ou nem mesmo se mexe muito, em determinados goles de isotônicos, inconscientemente são alçados ao pódio do sucesso, acreditando que, apenas a bebida já serve como incentivo ao início da carreira atlética. A conseqüência disso já está muito bem difundida. A concentração destes sais aumenta e sobrecarrega os rins, pois nosso organismo necessita eliminar de alguma forma o excesso de minerais. Outro alerta é para pessoas com tendência à hipertensão (pressão alta), pois o excesso de sódio pode desencadear um aumento da pressão arterial.
Os isotônicos de uma forma geral são vendidos devido ao seu marketing agressivo, isto porque são empresas multinacionais, que sabem usar muito bem a propaganda e, como tal, não se importam muito com o produto final. Como muitas vezes às crianças são o consumidor, a propaganda para que elas não tomem estes produtos, também é saudável.

Mantenha-se bem hidratado, mas com cautela!Você sabia que...
- A água de côco é um ótimo repositor natural?
- Frutas como laranja e banana durante a atividade física vão ajudar nessa reposição?
- O cálcio, além de ser um forte aliado contra a oesteoporose (enfraquecimento dos ossos), atua também na contração muscular?


Nenhum comentário:

Postar um comentário