sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Condição Física Ideal.

Condição Física Ideal.
Teóricos da Condição Física Ideal.
É comum a pergunta: qual a condição física ideal? Para falar a verdade, não sei se existe uma condição física ideal. Acabo achando sempre que o mais interessante é buscar uma condição que possa trazer benefícios individuais. Se toda unanimidade é burra, imaginem a condição física padronizada. Seria um tédio, pareceríamos robôs. Mas alguns conceitos podem esclarecer melhor essa dúvida. Condição procede do latim, conditio, que faz referência a índole, natureza ou propriedade das coisas.

Os procedentes da palavra física remontam ao termo physis, que os gregos utilizavam para referir-se à natureza. Em português claro, poderíamos afirmar que "é o estado funcional do organismo que determina as possibilidades de rendimento no desempenho de atividades que requerem a participação do aparato locomotor". Lemos, ouvimos, falamos sempre em aptidão física ou capacidade física para nos referirmos à condição física. "Robinho precisa melhorar sua condição física para se tornar um craque", é o que lemos hoje. Os jornais do final dos 70, começo dos 80 escreviam de Zico: "Sua capacidade física foi organizada em laboratório".

Classicamente, os termos aptidão e capacidade física associaram-se à necessidade de se determinar o estabelecido de certos requisitos considerados indispensáveis para o desempenho de algum trabalho ou atividade. O próprio termo apto já é dicotômico, ou seja, pode ser apto ou não apto, o que determina a existência ou não de uma aptidão, o que obriga o estabelecimento arbitrário de uma norma de referência.
Por isso, a capacidade, por si só, faz referência a algo que devemos medir e quantificar de forma contínua. Nos tratados da ciência do esporte sempre se lê sobre as dificuldades de se encontrar as variáveis ou fatores da aptidão ou capacidade física. E essa preocupação para nós mortais, freqüentadores de praças e parques, de academias do bairro, a preocupação deve ser apenas uma, a felicidade, é essa é a variável mais importante. Só ela. O resto é propaganda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário