domingo, 20 de setembro de 2015

Diabetes e atividade física

Diabetes e atividade física
Diabetes (ou diabete) é uma doença crônica, caracterizada por uma disfunção do pâncreas, órgão que produz o hormônio insulina. Com essa produção diminuída a insulina deixa de circular em quantidades suficientes para manter o organismo em harmonia. Sem insulina suficiente, o nível de glicose (açúcar) no sangue se mantém alto (a insulina é quem leva esse açúcar para ser degradado nas células), ocasionando o que chamamos de hiperglicemia (você já experimentou isso quando comeu uma caixa de chocolates sozinho).

As causas do diabetes ainda são desconhecidas, mas fatores hereditários, obesidade, estresse físico ou emocional, idade e gravidez influenciam para o aparecimento desta doença. Os exercícios físicos são de suma importância para os diabéticos. Juntamente com a dieta e os medicamentos eles ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, conseguindo prevenir complicações mais sérias. Os exercícios aumentam a sensibilidade do corpo à insulina, ajudando assim a diminuir o nível de glicose no sangue.

Os exercícios regulares e programados são melhores, e sempre serão, porque mantemos assim o controle e consciência do que estamos fazendo, o que não ocorre com os impactos mais intensos. Isso pode estimular um descontrole no nível de glicose sangüínea. Se você é um daqueles loucos por esportes e descobriu que têm diabetes, não se desespere, e nem desista da sua rotina. Continue praticando, desde que mantenha um controle e não deixe seu nível de glicose diminuir muito rapidamente, pois, durante a atividade física, muitos diabéticos podem sofrer uma hipoglicemia (baixo nível de glicose) com sintomas de tontura, enjôos e desmaios.
Praticantes de atividade física devem ingerir um lanche rápido ou diminuir a dose de insulina para que não ocorra essa queda brusca da glicose os não diabéticos, não devem treinar de estômago vazio. Quando a atividade for muito intensa, tenha sempre uma bala ou um refrigerante à mão caso essa hipoglicemia o pegue de surpresa.

Sem dúvida uma maneira de controlar o diabetes é fazer exercícios. Eles ajudam a controlar o peso, evitar enfermidades do coração, controlar níveis de pressão e gordura no sangue e a baixar o nível do açúcar sanguíneo. Então, vamos nos mexer!!!

"(...) Algumas doenças são como as visitas indesejadas: chegam sem avisar, perturbam a paz e se vão. (...) Outras doenças vêm para ficar. E é inútil reclamar. Se vêm para ficar, é preciso fazer com elas o que a gente faria caso alguém se mudasse definitivamente para nossa casa: arrumar as coisas da melhor maneira possível para que a convivência não seja dolorosa. Quem sabe se pode até tirar algum proveito da situação? (...)". Rubem Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário