domingo, 13 de setembro de 2015

Cerveja é saudável?

Cerveja é saudável?
Já era sabido que a ingestão diária de 30g de álcool (duas doses de uísque ou duas taças de vinho) protege nosso sistema cardiovascular, o que já é uma boa notícia para quem gosta de relaxar no final do dia com uma pequena dose. A novidade é que uma outra bebida, saboreada por muitos, também pode trazer benefícios até a quem já possui uma doença coronariana.
Descobriu-se que a cerveja pode reduzir o LDL, o "mau colesterol", e aumentar o HDL, conhecido como o "bom colesterol" do nosso organismo.

Incrível como esta notícia causou um certo "frisson" nas pessoas. Em vários lugares o assunto tem sido esse. Na praia, nos bares e até nos hospitais só se ouvem médicos comentando, animadamente, o novo estudo. Nunca se notou uma receptividade tão grande em acatar o resultado de um estudo científico. Até os atletas ficaram felizes. Para eles, a cerveja já possuía um bom motivo para ser ingerida pelo fato de conter carboidrato, famoso fornecedor de energia, e, com mais essa novidade, dá-lhe cerveja!

Sempre damos ênfase à regularidade na atividade física, pelo menos cinco vezes na semana, e, nesse estudo, também se recomenda a freqüência na ingestão para um melhor resultado. Mas como tudo que é bom dura pouco, aí vai um detalhe que poderá entristecer alguns beberrões. A dose que protege um cardíaco é de apenas uma latinha por dia. Pessoas com gastrite, diabetes, úlcera e alta taxa de triglicerídeos infelizmente estão excluídas deste prazer, pois terão mais prejuízos que benefícios com esta ingestão alcoólica.
Quem sabe qualquer dia divulguem um estudo científico dizendo que a ingestão de Absintho também faz bem à saúde. Para quem não sabe, essa bebida possui um teor alcoólico de "apenas" 85%.
Para se ter uma idéia, o álcool usado nos hospitais para desinfecção é de 70%. Vale a pena provar essa bebida, de cor azul e sabor delicioso, mas cuidado, pois em sua garrafa está escrito para deixá-la longe do calor e do fogo. Enquanto esperamos mais pesquisas científicas, vamos começar já a baixar o nível do colesterol com a loirinha gelada. Prost!!

É evidente que o objetivo deste texto, escrito no inverno do ano passado, é estimular a prática do exercício físico e não o consumo da bebida alcoólica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário