sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alongue-se. converse com seu corpo

Alongue-se. converse com seu corpo
Nos últimos anos, uma verdadeira mania se instalou sobre a utilização dos exercícios de alongamento. Médicos recomendam, fisioterapeutas e professores de educação física o empregam no seu dia-a-dia. Enfim, todos escutamos freqüentemente: "Alongue-se."

Mas por que tanta insistência nesse tipo específico de atividade? Para compreendermos melhor é fundamental entendermos algumas características do nosso corpo, mais especificamente dos nossos músculos. Pois, além da pele, ligamentos, tendões, cápsula articular e formato da articulação, uma grande parte da contribuição para a capacidade de mobilidade é devido a eles (ASTRAND & RODAHL, 1987; FERNANDES, A, VOIGT, L & ALEXANDRE, 2002). E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Mas, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, stress diário e à não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sanguínea, além de poderem surgir desconfortos e até dores.
Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência. Entretanto, mais importante que realizá-los é fazê-los de maneira correta. Aqui vão algumas dicas que poderão auxiliá-lo.

Quando alongamos devemos ter plena concentração no que estamos fazendo. Durante a realização dos exercícios de alongamento, sinta seu corpo, faça como se estivesse conversando com ele, perceba suas limitações e vibre com as pequenas conquistas que atingir.

Confira alguns benefícios do alongamento bem feito:
- A melhora da postura, não sobrecarregando estruturas;
- Melhor oxigenação e nutrição do corpo, pela melhora circulatória sangüínea;
- Maior disposição para trabalhar, estudar, viver, enfim;
- Pelo melhor autoconhecimento, uma melhor da autoestima e confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário