sábado, 19 de setembro de 2015

Corra para o coração não parar

Corra para o coração não parar
Se você, leitor deste espaço (já são quatro), tem alguém na família com problemas coronarianos, se você fuma, está acima do peso ideal e não pratica nenhuma atividade física (futebol de final de semana não é atividade física), prepare-se, sente-se e leia com atenção; se mesmo assim não sair convencido, convide-me, então, para tomarmos umas.




Doenças do coração são responsáveis por mais de 30% das mortes no Brasil, e estima-se em 17 milhões o número de brasileiros hipertensos, sendo que, após os 65 anos, metade da população tem pressão alta. A arteriosclerose é uma doença do coração, muito conhecida na literatura, mas pouco discutida na prática. A palavra sclero, do grego, significa endurecimento. Isso mesmo, formam-se placas endurecidas (ateromas) dentro das artérias, que gradativamente levam à obstrução do vaso sanguíneo. Na camada interna da artéria depositam-se gotículas de gordura e colesterol que, aos poucos, vão agregando outros elementos, formando por fim o ateroma.
Receita para combater isso? Fácil, muito fácil.
Primeiro, como não podemos mudar de parentescos, reduza o consumo de gordura animal, de gorduras saturadas, de gorduras de laticínios e de margarina, que aumentam a oxidação da fração LDL do colesterol. Evite também frituras, abuse das frutas, legumes e verduras.  Segundo, pare de fumar, pelo menos tente.
Terceiro, inicie uma atividade física; se não têm dinheiro para freqüentar uma academia, comece andando, pelo menos cinco vezes na semana, no mínimo 40 minutos. Já é o início da mudança.

Aproveitando as dicas, já foi provado com testes que o alho age beneficamente ao interferir na oxidação da fração LDL. Recomenda-se seiscentos miligramas de alho em pó por dia. Isso pode reduzir em 34% a oxidação desse colesterol. Tanto o alho cozido quanto o desidratado em pó são mais eficazes do que o cru. Dá- lhe alho. Não é difícil, basta começar. Lebre-se que a saúde nunca avisa, é preciso sempre ficar lembrando, ao contrário das doenças.

Mais um pouco:
Aconselha-se sempre a controlar a pressão arterial.
A pulsação é um outro bom indicativo
Busque sempre exercícios aeróbicos, fuja das correrias.
P.S.: Essas dicas não impedem de você, leitor, procurar um médico, se for indicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário