sábado, 12 de setembro de 2015

Cabeça-de-negro no tratamento de lesões esportivas

Cabeça-de-negro no tratamento de lesões esportivas
Fico admirado a cada dia diante das opções de tratamento de contusões, pós-esporte, que certas pessoas utilizam e, muitas vezes, o sucesso é real. Como fisioterapeuta, sempre fui muito cético a algumas formas de reabilitação, para mim só interessa o que realmente já está publicado e revalidado. Apesar disso, nada como um dia após o outro.

Acompanhei de longe o uso de uma planta brasileira, Trianosperma Tayuya Martius, mais conhecida como cabeça-de-negro. Ela foi usada por alguns colegas no tratamento de artrite e reumatismo, e lógico que, como curioso, fui observar os resultados. Não é que em pouco tempo, depois de várias tratamentos convencionais, os atletas já estão quase recuperados?

Não sei direito o efeito dessa planta, o que soube é que, nas suas extremidades, elas apresentam um bulbo mais ou menos enrugado, variando de formato, que é usado também como diurético.
Fui ensinado a usar a crioterapia após a pratica de atividades físicas intensas, isto é, a usar gelo. Um procedimento comum e muito eficaz, acaba fazendo uma vasoconstrição e previne algumas lesões do esporte. Fácil de entender: bastam algumas pedrinhas de gelo e aplicá-las sobre as articulações e músculos mais utilizados. Parece receita da vovó, mas sempre funcionou. O mesmo acontece com arnica, solução e pomada. Quem ainda não a usou? E o calminex? É aquela pomada de uso veterinário, que após as "peladas" todos faziam uso. Quando nada adiantava, corria-se para o Fraturas da XV, lá era o ponto final.
Como a gente aprende diariamente com a cultura popular, cabeça-de-negro, em casos de artrite e reumatismo, resolve mesmo. E olha que um dos meus amigos mal conseguia andar, e agora já está voltando a correr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário