sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Estresse no esporte acontece?

Estresse no esporte acontece?
Estressado
Até hoje não sei por que o tema estresse é pouco discutido no meio esportivo. Vendo alguns lances de violência nos gramados de futebol, até mesmo os técnicos se exaltando e sendo expulsos por bobagens, me pergunto: é simplesmente propaganda pessoal ou realmente estão estressados?

Em outros esportes a realidade não é diferente, sempre aparecem os estressados. A resposta popular, que não deixa de ser resposta, acaba sendo mais um motivo para tantos comentários e observações semanais. São respostas pontuais: coisas do esporte, perdi a cabeça, fui provocado primeiro, muita pressão etc. Essas respostas não condizem com as experiências adquiridas com a prática do esporte. Invariavelmente as pessoas maduras usam o esporte também como formas terapêuticas, preferem o suor escorrendo pelo corpo, a sensação de bem-estar depois da prática esportiva, em vez de fazer uso de medicamentos contra a depressão ou o próprio estresse.

Já se sabe há muito tempo que o estresse causa a morte das células do hipocampo, e estudos descobriram que essa região encefálica é entre 10% e 20% menor em pessoas com depressão, o que pode levar também a problemas de memória. Voltando aos benefícios do esporte, imagino que todos os praticantes tenham uma ansiedade menor sobre as pressões do mundo e um autocontrole em muitas situações de pressão. Isso é possível graças ao aprendizado diário. Serei mais direto: para ser um esportista, não basta ter talento, é preciso atitude.
Para se exercitar em esportes que exigem muito preparo físico, não basta só estar em forma e possuir boa técnica. O essencial é especialmente a força de vontade. Para competir é necessário respeitar as regras e estar pronto para a vitória como a derrota. Fica difícil acreditar que um jogador de futebol chutou um colega de profissão, que um quarentão sarado é nervosinho no trânsito, uma atleta de talento é nervosa com os filhos.

Estresse e esporte não combinam. Quando isso ocorre, talvez a prática do exercício físico esteja sendo forçada. Recomenda-se então uma boa dose de sabedoria: uma caminhada ao pôr-do-sol para algumas reflexões sobre a vida, pedalar em lugares desconhecidos. Encontre um(a) companheiro(a) e redescubra sua cidade ou bairro. Se isso não for suficiente, escolha uma árvore e um gramado sem formigas e leia "A Cura", de Schopenhauer. Talvez a pacífica leitura possa explicar por que você anda tão estressado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário