domingo, 6 de setembro de 2015

Efeitos dos esteróides anabolizantes

Efeitos dos esteróides anabolizantes
Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), doping é definido como o uso de qualquer substância endógena ou exógena, em quantidades ou vias anormais, com a intenção de aumentar o desempenho de atleta em competições. Os hormônios esteróides são produzidos pelo córtex da supra-renal e pelas gônadas (ovário e testículos). Os esteróides anabolizantes ou esteróides anabólico-androgênicos (EAA) referem-se aos hormônios esteróides associados à masculinidade, ou seja, incluem a testosterona e seus derivados. Para muitos, os esteróides anabolizantes são os derivados sintéticos da testosterona, responsável direto pelo crescimento.

O uso desse anabolizante teve seu crescimento na Olimpíada de Tóquio, em 1964. Não só os atletas de levantamento de peso, mas várias modalidades fizeram o uso desse hormônio. O caso mais conhecido foi o do corredor canadense Bem Johnson, na final dos 100 metros da Olimpíada de Seul, em 1988. Na ocasião, foi detectado em seu organismo o anabolizante estanozolol. Por isso a medalha de ouro foi entregue mais tarde para o norte-americano Carl Lewis, que havia levado a prata. Anos mais tarde, sugeriu-se que Lewis também estava dopado naquela prova.

Os esteróides mais comercializados são conhecidos pelo nomes Deca-Durabolin, Depo-testosterone, Winstrol, Anodrol e outros. Antes que pensem que estou fazendo aqui uma apologia dos anabolizantes, os efeitos colaterais são de desanimar qualquer um, mas mesmo assim o uso ainda é muito freqüente, principalmente em academias de musculação.
É comum observarmos nos indivíduos que fazem uso dessas drogas uma alteração no humor, principalmente a agressividade sendo a mais comum, insônia, impotência e, em muitos casos, até a depressão, sem falar nas doenças adquiridas pelo uso indevido do EAA. Quase sempre a utilização dessas drogas é para efeitos estéticos, para melhorar a aparência, até porque o efeito imediato é resultado de um acúmulo de líquidos e, não como muitos imaginam, aumento da força muscular.

Talvez a conseqüência mais preocupante sejam os problemas cardíacos. Muitos usuários mais velhos acabam se obrigando a parar de treinar devido às seqüelas do uso indiscriminado desses anabolizantes. Em alguns casos a morte chega bem mais cedo. Não sei muito bem como funcionam na cabeça dos usuários os reais motivos dessa necessidade de se dopar. Acho que seria muito melhor, se for para morrer do coração, que seja por amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário