sábado, 29 de agosto de 2015

Como funciona a termorregulação

Como funciona a termorregulação
Nos climas frios é comum a diminuição da pratica das atividades físicas. Muitos só retomam aos parques e praças para o esporte só no final do ano. Uma pena que muitos ainda pensem assim, talvez até devido à cultura do frio, do quentão, do chocolate quente, das lareiras. "Esportes, só no calor", é o que os preguiçosos dizem.

Mantemos internamente nosso calor devido ao mecanismo fisiológico chamado termorregulação. Salve, salve, salvem os gordinhos, a gordura também serve para proteger contra o frio. Os calafrios também são mecanismos para mantermos nossa temperatura central regulada. As proteções contra o frio mais empregadas ainda são as roupas quentes, usadas por todos.

O hipotálamo regula a temperatura de acordo com o ambiente externo e interno. Nesse último, podemos regulá-lo por meio do incremento de atividades físicas, que não impedem de se iniciar essa prática com roupas apropriadas para o frio, as mais "pesadas". Durante o exercício é comum a troca por roupas mais leves, aproveitando-se o aumento da temperatura interna. Assim mesmo, mecanismos de manutenção da temperatura são acionados e se respeita o essencial biológico.

A água representa cerca de 60% da massa corporal do homem e 50% da massa corporal da mulher, daí a importância fundamental de estarmos sempre bem hidratados.
Quando realizamos algum tipo de atividade física, a necessidade de líquidos no nosso organismo aumenta pela sudorese produzida. A conseqüência mais grave de uma sudorese intensa é a perda de água corporal. O atleta que realiza um esforço intenso pode perder de 1 a 2 Kg de água corporal. Nos atletas de resistência ocorrem perdas de até 4% do peso corporal em treinamentos e competições.

Depois de respeitar essas regras básicas, é fundamental a persistência, não perder a forma no inverno, não insistir no efeito sanfona. Evite ser influenciado pelos preguiçosos, mexa-se, seu corpo vai agradecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário