domingo, 16 de agosto de 2015

Exercícios, sim, mas com regularidade

Exercícios, sim, mas com regularidade
Você já deve ter ouvido falar de algum "atleta" que morreu durante a prática do tênis, futebol ou outro esporte qualquer. Em menos de dois anos, 71 americanos, com média de idade de 52 anos, morreram enquanto praticavam esportes em academias. O que esse grupo de "atletas" tinha em comum era a falta de regularidade. A grande maioria deles se exercitava de uma a duas vezes por semana.

O fisiologista norte-americano Barry A.Franklin realizou o estudo mais amplo do gênero com 2.912 freqüentadores de academias e diz que "o relativo risco de atividade física de moderada a vigorosa é mais alta entre os freqüentadores não assíduos dos programas de condicionamento". O risco de morte é relativamente baixo, uma por 50.000 praticantes, mas isso já comprova a necessidade de uma avaliação cardiológica antes de se começar a treinar, principalmente os sedentários.

Os cardiologistas dizem que é de vital importância um exame médico antes do início de um programa de exercícios - a partir dos 45 anos para as mulheres e dos 50 anos para os homens. Isso porque o exercício físico intenso pode precipitar eventos cardiovasculares agudos, principalmente em pessoas que já sofram de alguma doença coronária oculta, isto é, nem imaginam que possuem algum problema cardiológico. E o mais importante: depois de iniciado esse programa de atividade física, é adequar a intensidade do exercício à freqüência.
Se você é um daqueles "atletas de final de semana", (atenção aí praticantes da famosa peladinha), procure se exercitar pelo menos três vezes na semana. E, se você anda meio triste e desanimado, aí vai mais um motivo para se mexer. Estudo publicado no British Journal of Sports Medicine diz que exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação, futebol, ciclismo) podem produzir melhorias no estado de espírito de pacientes com distúrbios depressivos graves. Em pouco tempo, a prática regular de atividade física pode alegrar sua vida, espantar o mau humor e o desânimo, além de melhorar sua saúde.
Mexa-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário