sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Intoxicação por água na prática de esportes. É possível?

Intoxicação por água na prática de esportes. É possível?
Por incrível que pareça, a resposta é sim. E essa intoxicação é tão ou mais séria que a desidratação. Quando um corredor de maratona, por exemplo, que conclui o percurso em mais ou menos 3 1/2 horas, ingere uma quantidade igual ou superior a 1 litro de água por hora, corre o risco de sofrer essa intoxicação por água. Isso recebe o nome de Hiponatremia, que vem a ser a diminuição da concentração de sódio em nossa corrente sanguínea.

O excesso de água ingerido torna o sódio mais diluído na corrente sanguínea, fazendo com que uma quantidade maior de água entre dentro de nossas células, ocorrendo aí um inchaço das mesmas. Esse excesso é muito perigoso, podendo ocasionar edemas cerebrais ou pulmonares.

Quando se percebe que um atleta está com hiponatremia? Quando ele começa a apresentar falta de consciência, confusão mental, vômito e inchaço nas pernas e punhos. Um dos grandes problemas é que esses sintomas são muito parecidos com os da desidratação, fazendo com que o atleta ingira mais água e complique ainda mais o quadro da hiponatremia.

Por ser um assunto pouco comentado, podemos achar que quase não ocorrem casos desse mal, mas na Comrades Marathon, na África do Sul, em 1987, foram registrados 24 casos de hiponatremia. Nos Estados Unidos já ocorreram pelo menos duas mortes em maratonistas por esse motivo, e no Iron Man da Nova Zelândia, em 1997, foram diagnosticados 14 casos.
Não adianta achar que se você ingerir mais sódio estará resolvendo o problema. Perdemos, por hora, cerca de 2 gramas de sódio pelo suor. Normalmente nossa ingestão é de 8 gramas diárias, ou seja, mais do que o suficiente para corrermos uma maratona sem riscos.

Você deve estar se sentindo em uma "sinuca de bico". Beber ou não beber água? Claro que sim. O que precisamos fazer é evitar o excesso de água durante uma prova. O recomendado é ingerir de 500 a 800ml de água por hora durante o exercício. Dessa maneira nem a desidratação nem a hiponatremia vão conseguir estragar sua competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário