sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O esporte, terceira idade e alimentação

O esporte, terceira idade e alimentação

Demorou muitos anos para a atividade física fazer parte da vida dos idosos, e, hoje, a realidade é outra. Há um número cada vez maior de pessoas acima dos 65 anos se exercitando de várias maneiras, seja caminhando, nadando, correndo ou até mesmo dançando. A prática da musculação é comprovadamente um ótimo benefício a essa faixa etária. Hoje em dia sabe-se o quão importante é o fortalecimento muscular nessa fase da vida. Vale a pena lembrar que, após os 30 anos, perdemos a cada década 15% de massa muscular e 10% de massa óssea. Só isso justifica a importância do exercício físico.

Seja qual for o exercício realizado, não podemos esquecer de alguns cuidados que merecem atenção especial dos idosos. À medida que envelhecemos, as necessidades energéticas do corpo diminuem, mas ao mesmo tempo cresce a demanda por alguns nutrientes. Os idosos em geral fazem parte do grupo com a maior carência nutricional, em conseqüência da diminuição do paladar, do olfato e, conseqüentemente, do apetite. Some-se a isso o isolamento social, a desinformação sobre uma boa nutrição, a limitação física. Compram-se e preparam-se alimentos inadequadamente, ou seja, há um resultado negativo.

Nosso organismo, com a idade, torna-se cada vez menos eficiente na absorção de certos nutrientes, o suficiente para ficarmos atentos às necessidades nutricionais. O idoso necessita de quantidades extras de alguns nutrientes, tais como o cálcio, que previne a osteoporose, a vitamina D que auxilia na absorção do cálcio, fibras para prevenir prisão de ventre, tão comum nessa faixa etária, vitamina B12 para formação das células vermelhas do sangue e o zinco para combater a baixa imunidade.

A prática da atividade física, além de melhorar a condição cardiorrespiratória e a força muscular, vai influenciar positivamente na melhora do humor, convívio social e aumento do apetite. Exercício é sinônimo de saúde em qualquer idade. Vale a pena deixar o chinelo e o pijamão de lado e se mexer!!!

Algumas dicas
-     Procure não se alimentar sozinho, chame os amigos
e vizinhos.
-     Escolha alimentos coloridos e use ervas para melhorar
o sabor.
-     Alimente-se em horários regulares.
-     Ouça suas músicas preferidas durante as refeições.
-     Procure manter a alegria e o bom humor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário